25/02/2017

Resenha - Lágrimas de Outono


Redes Sociais:

Fan page

Instagram

Skoob

Twitter


Autora: Amanda Bonatti

Ano: 2015
Gênero: Romance Espírita 
Páginas: 286
Editora: Editora Arwen
Onde Comprar: Editora Arwen (Compre aqui)

#euleionacional

Avaliação: 4/5



Sinopse:


Isabel vivia uma infância feliz e cercada de carinho da família. Muito apegada à sua mãe Elisa, que a ensinou a amar as flores e a cultivar o mesmo apreço que tinha pelo jardim da casa onde ambas nasceram.A menina cresceu apaixonada pelas flores, árvores e o encanto presente naquele lugar, que era a representação do amor que uniam mãe e filha.No entanto Bel precisou aprender a lidar com perdas desde muito nova, vivendo momentos difíceis para uma criança. Depois de perder a mãe e também alguns anos da infância a menininha cresce e torna-se uma jovem insegura e temerosa em ter mais perdas e sofrimento em sua vida.Ela conhece Joaquim e juntos traçam uma história de amor e superação, com mais algumas perdas, dificuldades, lições e recomeços.Isabel precisará passar por um caminho de provações que a levará a aprender a confiar nos planos de Deus, trilhando um caminho de aprendizado, compreendendo as etapas da vida, para assim, entender que os laços de amor são muito fortes e nos acompanham eternamente.


RESENHA


Isabel vivia numa casinha simples, mas recheada de muito amor. Tinha muitos irmãos e pais amorosos. Tudo ia tão bem e ela só podia agradecer. Mas em uma noite algo muito triste acontece, sua mãe, Elisa, falece. Era tão novinha e se viu perdida com toda a situação.

Quando perdemos alguém é um sentimento de vazio. Me coloquei no lugar de Isabel que com apenas 8 anos precisou lidar com o luto e principalmente a saudade.

Com o passar dos anos vamos nos deparar com ela ainda muito triste e tendo que encarar uma madrasta que batia, deixava com fome e inúmeras coisas ruins que ninguém desejaria passar ou quem sabe os filhos de vocês.

Vemos ela questionando Deus e perguntando o porquê de tanto sofrimento que passa. Eu creio que em algum momento da vida, todos passam por essa fase, mas no fim concluímos que a morte não é culpa de Deus, já que todos, sem acepção irão passar por ela.

Temos uma passagem de tempo e Bel completa 21 anos. E para ela vai ser a fase que estará lutando para construir uma vida nova e sentir verdadeiramente que está curada de sua perda. Sua maior paixão são as flores, onde sente-se próxima à sua mãe e após ter se mudado para capital com o irmão, é através delas que se senti perto de casa.

Então Casa das Flores é inaugurada trazendo uma alegria enorme. Laura sua amiga desde que chegou ali, trabalhava com ela. É uma amiga muito extrovertida e sincera.

Quanto à seus irmãos: Camila teve uma filha que esta com 9 anos, tornou-se uma mulher com uma boa vida e isso a afastou de vez de perto da família. Sua tia Rosa faleceu e foi ela quem criou o seu irmão José, que decidiu ir passar um tempo com eles até partir para uma nova cidade. Mas os planos para ele são outros, já que chega e logo se encanta por Laura. Beto e Maria Antônia ainda desfrutavam de um bom casamento e ficaram felizes com a chegada de José. Eles criaram Bel e a tratam como filha, os dois tem um carinho imenso por ela. De irmão mais velho, se tornou quase um pai.

Mas não é somente seu irmão que aparecerá em sua vida. Um jovem rapaz português irá despertar nela sentimentos nunca vivido antes, o amor.
Joaquim é tímido, carinhoso e fala lindas palavras para Bel. Veio de Portugal após a morte de seus parentes. E veio ao Brasil a procura de algo. Mas o que encontra vai além de tudo o que esperava. Irá reencontrar pessoas que ele nunca conheceu, mas de alguma forma já amava. E tem plena certeza que o destino uniu sua vida a de Isabel.

O livro é de uma delicadeza imensa, contando como é difícil superar não só a morte, mas as adversidades da vida. E que podemos sim ser feliz e seguir em frente. Creio que o maior medo de Isabel era que sendo feliz. Ela estaria desrespeitando a morte da mãe ou qualquer outro sentimento de dor. Mas ela enxergará que por mais que esteja triste, a vida precisa seguir seu curso.

Eu indico demais a leitura e tenho certeza que vocês vão amar. Tem citações de Chico Xavier e Allan Kardec. Temos muitas alusões ao espiritismo no livro. Onde vemos uma ligação muito grande de Bel com as plantas e o passado. A autora interligou muito bem os fatos. O livro tem início em 1940, eu amo as descrições dessa época. ❤

A capa é linda e reflete a infância dela, que foi com o cheiro de terra e pés no chão, comendo frutas frescas e brincando livremente pelo jardim. Coisas que hoje não vivemos. Fico muito grata de ter lido a obra ♥️

"Dizem que não é fácil perdoar. Há de se ter muita verdade nesse ato e, mais do que perdoar com os lábios, devemos perdoar com o coração." 

Violeta -Cerejeira 


30 comentários:

  1. Oi Rackel! Superar a morte nunca é fácil e o livro parece ser lindíssimo! Gostei da indicação!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, a superação da morte é sempre muito difícil. Precisamos de muita fé e amor para seguir em frente. Obrigada pelo comentário.
      Beijos.
      Amanda Bonarri (autora de Lágrimas de Outono)
      https://www.facebook.com/amandabonattilivros/?fref=ts

      Excluir
  2. Oi...
    Nossa! Eu adorooo ler. Amei ter encontrado seu blog! Otimas dicas.
    Uma vez eu compravaaaa livros só pra bonito, besteira ne? Agora sim to curtindo eles!!

    Gostei muito do seu cantinho, venha conhecer o meu que acabei de começar!
    Beijos e beijinhos <3
    Blog da Lili Pereira / <- clica ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!! Que bom, ler é a melhor sensação do mundo. Temos que nos atentar ao conteúdo rsrsrs bjos <3

      Excluir
  3. Respostas
    1. OI! Um pouco hahaha, mas tem cenas lindas. Bjos <3

      Excluir
    2. Oi Luiza. Ele nos faz chorar em alguns trechos e ficar com um sorriso bobo em outros.
      Obrigada pelo comentário.
      Beijos.
      Amanda Bonarri (autora de Lágrimas de Outono)
      https://www.facebook.com/amandabonattilivros/?fref=ts

      Excluir
  4. Olá, Rackel.
    Eu até estava interessada na história, mas quando cheguei na parte que você fala que tem muitas alusões ao espiritismo mudei de ideia. Como sou evangélica e os ensinamentos batem de frente um como outro, prefiro não ler livros assim.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil, o livro tem sim de uma forma muito leve uma alusão ao espiritismo, mas na verdade o grande conteúdo dele é falar sobre Deus e no seu amor. Falar sobre fé e acreditar que Deus sempre faz o certo para nós, por isso precisamos confiar nos seus planos. Obrigada pelo comentário.
      Beijos.
      Amanda Bonarri (autora de Lágrimas de Outono)
      https://www.facebook.com/amandabonattilivros/?fref=ts

      Excluir
  5. Conheci livro agora e gostei da resenha.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá! Eu não sou muito de ler, mas esse livro me parece interessante, gostei da resenha.
    bjs
    http://rawr-it.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Rackel,
    Eu amo um livro que me faz pensar.
    Não conhecia a obra, mas parece uma ótima dica.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi querida,
    Adorei a resenha. Não conhecia a obra, mas já pretendo ler ela. Espero gostar da trama assim como você gostou.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  9. Que capa mais linda! E a resenha está muito boa! Salvei aqui a página para lembrar de procurar depois, gostei demais da premissa do livro <3

    xox
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  10. Oie
    E imagino o quão emocionante deve ser este livro, o enredo já me deixou comovida. Fiquei com vontade de ler.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oii,

    O livro parece ser ótimo, a capa é muito bonita mesmo.
    Infelizmente não gosto muito do gênero, mas fico feliz que tenha gostado da leitura.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pela resenha Rackel. Estou muito feliz que tenha gostado e adorei ler os comentários na página. Tudo lindo! beijos
    https://www.facebook.com/amandabonattilivros/?fref=ts

    ResponderExcluir
  13. Oi, Rackel! O livro parece ser lindo, daqueles que dão água nos olhos e faz a gente se apaixonar pelos personagens. Com certeza é uma obra que vou querer ler.
    Beijo! Leitora Encantada
    Participe do sorteio do blog e concorra a três livros

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Adorei a resenha
    Gosto muito desse tipo de leitura com várias reflexões :)
    Grande abraço
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO - PARTICIPE DO CONCURSO RESPONDA E GANHE

    ResponderExcluir