04/01/2017

Resenha - Das Vindimas no Douro ao Rio de Janeiro

Editora Hyria (clique para comprar)

Skoob

Autora: Ana Mariano de Carvalho
Páginas: 222


Sinopse: Bento é um rapaz sonhador de 21 anos e que mora em uma cidade pobre do interior de Portugal, a Galafura de 1930. O jovem trabalhador que sempre ajudou o pai na fazenda foi trabalhar no inverno em uma vindima em outra cidade para ajudar na renda.

Lá conheceu o amigo Maurício, com quem dividiu sonhos e suor. Por lá, também conheceu Amélia, uma moça de mesma idade, loira e com um vestido branco que o encantou. Apaixonou-se no mesmo momento que viu seus olhos cor de amêndoa, porém, foram apenas cinco minutos perto um do outro.

Convencido pelo amigo, os dois decidiram partir para o Brasil, terra de oportunidades, para enriquecerem e darem boa vida as famílias. O caminho foi longo e cheio de aventuras, os dois amigos chegaram à terra nova com ambição e determinação e enfrentaram grandes desafios. Contudo, a jovem Amélia, da Vindima Nossa Senhora do Rosário, reapareceu para agitar a vida de Bento e colocar a amizade com Maurício à prova.

Ou amor é um sentir que nunca passa algo que entrou e só sairá com muita desilusão, [...] é um sentimento que nasce com o individuo e só será completo com outro igual.

RESENHA


O livro se inicia em setembro de 1930. Um grupo de trabalhadores chegam a quinta para realizar a vindima (colheita de uvas). Muitos eram experientes, outros não. Esses jovens eram Bento e Maurício cada um estava ali para trabalhar e levar dinheiro a família, na região que viviam tudo era muito pobre e  simples, o que os fascinavam era a beleza do lugar. Numa das noites em que descansava, Bento se deparou com uma linda moça chamada Amélia nunca vira algo tão belo na vida, ela era filha do dono da quinta, achou que depois de ter ajudado com sua bagagem e ela ter partido nunca estaria com ela de novo. 

Entre um dia de trabalho e outro, Maurício lhe faz uma proposta, os dois partiriam para o Brasil em busca de uma condição melhor para a família e construir uma fortuna no "país das oportunidades". Bento ficou receoso, mas quando retorna para casa e vê o pai trabalhando duro no campo, a mãe cansada e o irmão sem poder ver, decide ir. 

Partiu mergulhado na dor, mas levando a audácia dos jovens e a certeza dos fortes, para quem a vida é triunfada pela vontade." 

No caminho param em Lisboa na casa da tia de Maurício, onde conhecem as moças que trabalham para ela e a forma que vivem naquela cidade. Partem de navio para o Brasil, onde o destino os apresenta dois homens, João Mulato que desde pequeno trabalha de ajudante de cozinha e nunca saiu daquele navio. E Antonio Santos que mora no Brasil há muito tempo, mas que deixou a família em Portugal, nenhum de seus filhos de lá querem morar junto dele, muito menos a esposa. Com isso tem uma segunda esposa, com quem também teve filhos, montou uma padaria e vive muito bem. Vendo no rosto deles a ambição de um futuro melhor, oferece emprego para todos, os únicos que aceitam são João e Bento. Maurício já tinha seu lugar, seu tio que construiu uma ótima fortuna ali, cheio de negócios e um bom status social.

Numa das festas na casa de tio de Maurício, ele lhe conta que conheceu uma linda moça vinda de Portugal, Bento não podia acreditar era Amélia que nunca saiu da sua cabeça e nem ele da dela. Mas os pais dela e tio de Maurício eram amigos e principalmente tinham fortuna, seria um ótimo pretendente para ela. Seu pai sempre lhe mandava sair com ele, e aceitava por educação e carinho. Porém não esquecia os belos olhos verdes de Bento. Era ele o homem que amava. Mas será que Bento estará disposto a perder seu melhor amigo, que pagou sua passagem ao Brasil? Ou tirar Amelia de um ótimo futuro que poderá ter ao lado de Maurício? 

Mas não é só Amélia que esta encantada com Bento, chega ao Brasil Lalu uma das meninas que trabalhou para tia de Maurício que faleceu e pagou a passagem para ela e  Tina largarem aquela vida e tentarem uma nova e mais segura.  Chegou, decidida a ter Bento junto dela.

Depois de vários acontecimentos, o tempo vai se passando vemos o casamento de Amélia e Maurício que chegamos a pensar que daria certo, mas tal como começou foi-se desmoronando conforme ele se ausentava da casa, da família e se dedicava totalmente aos negócios. Deixando assim, Amélia numa grande tristeza, seus três filhos Pedro, Guilherme e Julieta a merce de um pai ausente.

Bento permaneceu quase o mesmo de antes, conseguiu realizar seu maior sonho deixar sua família em uma ótima condição. Montou um verdadeiro império, que podia e muito se orgulhar. Em seu coração ficou a ferida que nunca iria se cicatrizar, deixou Amélia para a felicidade de seu amigo e ele a trata dessa maneira.

Lalu e Tina venceram e com certeza tia Angelina iria ficar feliz com a mudança delas, montaram seus negócios, viveram de forma digna. João Mulato soube bem aproveitar tudo o que surgiu longe daquele barco. Antonio ajudou demais a todos e Bento jamais poderá agradecer o suficiente.

Uma história de superação e força de vontade, dois jovens que largaram seu país e família em busca de condições melhores. Cada um lutou de uma maneira e valores diferentes. Os dois passaram pela mesma realidade, mas alcançaram o sucesso e realização de forma distintas. Um se deparou com a vida já encaminhada, seu tio deu o queijo e a faca nas mãos dele, bastou conduzir e expandir o que já rendia grana. O outro conheceu um homem muito bom que lhe estendeu a mão e que viu nos seus olhos da cor das uvas verdes do Douro a humildade e ambição para ser grande, mas nunca deixando sua essência de lado.

"Com a vida nas grandes cidades, perde-se este espírito de comunhão, de partilha, de sofrer e amar os outros, de participar na vida dos vizinhos e amigos. O isolamento nas cidades leva a indiferença e, depois, surge no ser humano o pior, o materialismo, o sentimento de uma posse exagerada que nunca fica satisfeita, uma necessidade de mais e melhor que só traz ao homem a desgraça ou a infelicidade."
Que final mais triste, fazia tempo que não me emocionava tanto com uma leitura. Tristeza pelo rumo que o destino se encaminhou. Transformando para sempre todos, garanto que dará uma certa raiva de Maurício e perceber que uma pequena atitude poderia mudar tudo. Mas o mal do ser humano é escolher sempre o caminho mais difícil. E pensar que isso pode acontecer de verdade, o tal do amor proibido, as aparências da sociedade, a luxúria contrastada com a simplicidade, a vaidade e o arrependimento. Eu realmente espero que muitos possam ler essa história, a capa pode não ser atraente, mas garanto que o conteúdo supera todas as expectativas. Sem palavras para descrever o quão lindo é e foi o amor de Bento e Amélia. ❤

41 comentários:

  1. Adorei a resenha, ainda não havia ouvido falar nesse livro, mas fico muito feliz de ter passado a conhecê-lo. Afinal, saber um pouco mais sobre essa riqueza que são os livros nunca é demais!

    xoxo
    https://foradocontextoo.blogspot.com.br/2016/09/resenha-rainha-vermelha-victoria-aveyard.html

    ResponderExcluir
  2. Oii!

    A resenha foi completa e me deixou com curiosidade sobre o livro. De início, confesso, a capa não me chamou a atenção, mas o desenvolvimento, com a curiosidade me deixou com vontade de ler. Espero que consiga essa obra pela internet. Se souber onde encontro, me avisa.

    Abraço.

    http://mecontanoblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Fico feliz que a resenha despertou sua curiosidade. O link para compra está na descrição do livro. Bjos! ♥️

      Excluir
  3. Oi oi querida,
    Não conhecia a obra, e olha que adoro alguns livros do gênero. Fico muito feliz que você tenha gostado do livro, é sempre ótimo embarcar em uma leitura que te envolve. O livro tem uma ótima premissa, e uma escrita inovadora.

    Beijos, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  4. Gente, eu não sabia da obra, mas gostei muito da premissa. Tem cara de ser daqueles livros de dar altas emoções.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de três anos de Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? =^.^=

    Muito interessante o seu post! Eu gosto muito de livros ambientados no passado (1930, no caso desse título) e em Portugal (por mais que eles partam para cá), acho que li demais clássicos portugueses na época do colégio e acabei me apaixonando KKKKKK gostei muito da sua resenha e da sinopse do livro em si, parece ser uma leitura emocionante carregada de grandes lições. A quote que você colocou no início sobre o amor já foi quase suficiente para me conquistar e dar uma chance para a obra! Espero ler em breve!

    Um beijo,
    Débora
    Amor Livrônico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que fofa! Obrigada, tenho certeza que vai gostar ♥️

      Excluir
  6. ainda nao li esse livro. mas pela resenha parece otimo.
    ja coloquei na minha lista de leitura
    amei o blog, seguindo
    http://dose-of-poetry.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. O pior é que histórias assim podem acontecer na realidade, serve até como alerta rssss

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Rackel, tudo bom?

    Adorei a resenha, o livro parece ser lindo do tipo que te faz refletir sobre o que está fazendo da sua vida e te alertar para ir atrás das coisas que deseja. Vou procurá-lo!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  9. Não é muito meu estilo de livro, mas achei bem interessante a dica :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia, mas achei interessante, gostei da resenha!
    Abraços;**
    http://FebredeLivro

    ResponderExcluir
  11. Olá Rackel, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, mas achei a premissa muito interessante.
    A capa realmente não me atrai, mas vou deixar sua dica anotada.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que o conteúdo irá. Bjos ♥️

      Excluir
  12. Oi Rackel, tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas o enredo é bem interessante, parece ser um livro pra refletir e chorar um pouco. Que bom que gostou da leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  13. Gostei da resenha Rackel. Que história mais intensa e profunda, hein? E o pano de fundo é no mínimo exuberante e rico em história. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitoo, que bom que entendeu a minha resenha ♥️

      Excluir
  14. Oie
    Gostei do enredo, mas não curto muito finais tristes, mas fiquei curiosa pela história.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bom? Não conhecia o livro, mas achei a premissa e a sua resenha bem interessantes. Parece ser uma história bem profunda, vou adicionar à minha lista ^^

    Beijos
    Resenha Atual

    ResponderExcluir
  16. Oi, Rackel!
    Não conhecia o livro e gostei muito do que li. Meu pai era português, assim como grande parte da minha família é. Os pais dele e alguns tios vieram para o Brasil buscando o mesmo que os personagens do livro. Só por essa identificação eu já fiquei com vontade de ler o livro. Já vou colocar na lista, mesmo o final sendo triste.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau!!! Que coincidência, então ira se identificar com a história. Bjos ♥️

      Excluir
  17. Olá, tudo bem?
    Não conhecia o livro ainda e confesso que pela capa não compraria mas você conseguiu me ganhar pela sinopse então estou pensando em lê-lo futuramente. A estória conseguiu me deixar curiosa para desvendar os mistérios pertinentes a trama que parece ser bem fluida e marcante. Dica anotada.

    beijinhos

    https://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Essa livro é muito fofinho
    Amei sey resenha Parabéns
    Seguindo seu blog ja
    Bjinhos
    Só os Loucos Sentem
    Instagram
    Fan Page
    Google +

    ResponderExcluir
  19. Adorei a resenha! Um dia quero ler pois não conhecia a obra! Só uma pena que o final é triste, eu não estou preparada psicologicamente, pois o último que li foi muito triste o final... Beijos!!

    www.lendo1bomlivro.com.br
    @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vida de leitor é assim hahahaha mas vale a pena ♥️

      Excluir
  20. Não conhecia esse livro. Adoro o nome Amélia, (é a inspiração pra minha personagem Amália).
    Seguindo o blog

    www.cupidobrega.com.br
    Canal no YouTube

    ResponderExcluir
  21. Parabéns à Rackel pela resenha, muito bem feita ! Obrigado a todos vocês, vão gostar do livro, todos nós temos alguém na família que "OUSOU" partir da Europa para o Brasil à procura de um futuro melhor ... e viveu alguma estória de amor !!!! Ana Mariano de Carvalho

    ResponderExcluir