26/01/2017

Entrevista - Guto Cruz

Oi!!! Hoje trago uma entrevista com meu parceiro o autor Guto Cruz ♡ .
Vou deixar os links de suas redes sociais:

Instagram do livro
Instagram do autor
Fanpage
Twitter
Onde Comprar
Coluna do autor no blog Flora Literária



1. Oi, tudo bem? Muito obrigada por aceitar responder algumas perguntas aqui pro blog. Em uma visita a sua coluna no blog Flora Literária, vi sua apresentação e lá você diz que cursa Letras, o fato de fazer uma faculdade voltada para educação, influenciou você a escrever?

R: Oi! Sabe que até hoje eu não sei se eu escolhi as letras ou se elas que me escolheram? Sempre fui de escrever e o curso só me estimulou mais. A área da educação e a da literatura são distintas mas se cruzam em muitos momentos, principalmente quando se trata da psicologia humana. E a sala de aula, o contato com os alunos e com seus processos criativos, faz com que eu tenha ainda mais necessidade de escrever.

2. Você se mostra muito comunicativo e cheio de ideias e histórias, pretende continuar a lançar livros?

R: Olha, quando precisei escolher um curso na faculdade, fiquei muito em dúvida entre educação e comunicação. Escolhi educação porque acho que o papel social é muito mais necessário. E com ela, consigo me comunicar muito e contar minhas histórias e estimular minhas ideias. Logo, produzo bastante. Tenho projetos de outros livros para lançar, assim como outros projetos que envolvem recursos além da palavra. Mas, uma coisa de cada vez, ? Só digo que vem muita coisa por aí. 

3. Como foi para você ter seu livro em mãos?

R: Cara, tu não tem noção! Eu não sabia se chorava, ria, gritava, saia correndo. Na dúvida eu sentei e fiquei pasmo. Olhando a obra e admirando. Foi muito fora da realidade. Foi um sonho se realizando. Resultado de muitas noites de ansiedade, de muitos estudos, de muitas leituras e de muita coragem. 

4. Lançar um livro no Brasil não é nada fácil. Como você descreve sua experiência?

R: Foi uma experiência única. Dei tudo o que tinha, literalmente. Gastei meus últimos centavos e toda a minha energia pra ver esse sonho saindo do plano das ideias. Não é fácil lançar um livro, principalmente, pois temos um público leitor muito pequeno no país. E foi aí que a educação me ajudou bastante. Hoje me sinto realizado. Foi tudo como sonhei. Uma sementinha nesse universo de palavras e o meu primeiro passo nessa trajetória que escolhi pra minha vida. 

5. Seus alunos leram sua obra? Gostaram? 

R: Meus alunos são as melhores pessoas do mundo! Sério! Nada disso seria real se não fosse por eles. Eles que me incentivaram a publicar, que insistiram pra que a ideia saísse do papel. E os que leram gostaram bastante, ou mentiram muito bem hahahaha

6.  Como professor você incentiva a leitura? Indica o que normalmente?

R: Eu sou o chato dos livros. Chego na escola com uma mala gigante cheia de livros e indico pra eles o que eles quiserem. Leiam! Leiam qualquer coisa, mas leiam. O planejamento do professor já vem com diversas obras clássicas determinadas pra leitura obrigatória. Mas são obras densas, complexas, com uma linguagem difícil.. como que eles vão se interessar em ler esse tipo de livro se não lerem nem o que gostam, ? É um trabalho árduo, ainda mais com esse mundo tecnológico. Mas é muito prazeroso quando um aluno lê e diz: você tinha razão, esse livro é muito bom! 

7. Em sua coluna "Fala Guto" vi que uma amiga sua, foi escolhida para ser a capa do seu livro. O que julgo ser por algum motivo especial, qual foi o momento que você viu que ela seria perfeita? 

R: A Violeta foi escolhida pra ser a capa do livro por N motivos. Ela é mais que uma amiga, se é que me entendes. Nossa história é de longa data e o sentimento é do tamanho do mundo. O sonho do livro nasceu a partir de nossa amizade. Foi ela que sempre acreditou que isso seria real (além da minha editora, que é a minha melhor amiga da vida inteira). E a
 é uma pessoa que já nasceu especial. Ela tem ossos de vidro, já ouviu falar? Quebrou ossos dezenas de vezes (mais de NOVENTA, tá?) durante a vida e tem uma história de vida muito linda de se ouvir. Quem olha pra ela, com 1,35 de altura, não imagina tudo o que esse poço de forças já viveu. A capa do livro traz uma abordagem surrealista, em que o rosto dela não aparece, dando lugar para uma paisagem de céu estrelado. É uma representação da alma! A beleza além deste corpo frágil que arrastamos por aí... não tinha como ser outra pessoa, ninguém é como ela. 

8. Por que escolheu contos e poesia?

R: Foram eles que me escolheram. A poesia é um estado de espírito, não um texto. E os contos vem dessa minha habilidade nata de narrar causos... não fui eu que escolhi não.. 

9. O que podemos esperar com O Doce Luar da Primavera?

R: O Doce Luar da Primavera é a representação do meu próprio florescimento. Minha primeira flor no jardim das letras. E eu desejo que minha carreira seja assim: Doce, iluminada e florida! Por isso, se for esperar algo deste livro, espere por 111 páginas escritas com o coração e a alma de um moleque abusado, sonhador e um romântico incurável. O resto.. é interpretação do leitor. E o que vem pela frente, são os sonhos deste moleque que decidiu que "se me permitem sonhar, permito-me realizar".

10. Deixe um recado para seus leitores e aqueles que ainda não conhecem seu trabalho.

R: Leiam! Meu livro, o dos outros.. mas leiam.

BATE VOLTA


* Uma pessoa: Mãe. 
* Fãs: Admiradores eufóricos. 
* Dinheiro: O mal da humanidade. 
* Filhos: "como os nossos pais"
* Jovens: a juventude é um estado de espírito, não tem nada a ver com idade. 
* Guto por Guto: Já diria Manuel Bandeira "Não quero mais saber do lirismo que não é libertação."
* Leitura: um milagre. 
* Uma frase que te defina: "quem se define, se limita." 

52 comentários:

  1. Ahhh super me identifiquei com o autor! Tb fiquei na duvida entre edução e comunicação e tb optei na época por educação. Adorei ele dizer que os alunos dele são os melhores do mundo! <3 Parabéns pela entrevista!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi Oi!
    Parabéns pela entrevista com o autor, ainda não conhecia esse autor e achei ele bem legal e bacana!

    Bjs!
    www.auniversitaria.com

    ResponderExcluir

  3. Hey!
    Mas que autor mais fofo!!
    Adorei ele falando do curso, que bom que fofo ele falando do livro <3 e ele ainda dá aula super concordo nessa ideia de leia o que quiser, mas LEIA!
    Adorei mesmo
    apesar de nao ser muito das poesia, acho que gostaria sim HAHAHA
    beijocs
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Gostei muito de conhecer o Guto. Me pareceu uma pessoa incrível (e também é um pouco indeciso em relação a faculdade, igual a mim rsrs). Enfim, fiquei curioso para conhecer o trabalho dele. Deve ser de uma sensibilidade incrível.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escolher a faculdade não deve ser fácil rsrs Bjos ♥️

      Excluir
  5. adorei conhecer mais sobre esse autor, fiquei curiosa pra conhecer o seu trabalho como autor. beijos e parabéns

    Taynara Mello
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Ahhh que entrevista mais fofa!
    Adorei conhecer o Guto e saber mais sobre o seu trabalho,além de super me identificar com ele...já que também dou aula e adoro meus alunos!
    Adorei e com certeza vou procurar conhecer mais sobre seu trabalho..já que também sou apaixonada por poesias ♡

    Beijinhos, Ana

    💞Mundo dos Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coincidência incrível!!! Creio que vai gostar mesmo.
      Bjos ♥️

      Excluir
  7. Oiiiiie!!!
    Amei a entrevista ♥
    Que bonitinho os alunos incentivando ele ♥

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  8. Adorei a entrevista! Que pessoa bacana! Me identifiquei muito, por ser formada em Letras e ser considerada a "chata dos livros" pelos meus alunos também rsrs
    Não conhecia o autor. Mas já anotei aqui :)
    Beijos!

    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha nossa muitos educadores por aqui. Imagino, Bjos ♥️

      Excluir
  9. Nossa, que entrevista linda *_*
    Eu também fiz Letras e achei bonito demais a conexão que fez nas respostas entre o curso da faculdade e o prazer de escrever livros! Gostei desse cara,rs.

    beeijão :)
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei hahahaha que bom né ?! Bjos ♥️

      Excluir
  10. Adorei conhece-lo, gostei da entrevista!
    Abraços:**
    http://FebredeLivro

    ResponderExcluir
  11. Olá. Amei a entrevista e concordo com ele: "Quem se define se limita".
    Amei.
    Beijos.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
  12. Gostei da entrevista Rackel. Pelas respostas do Guto, já se nota a alma de um grande poeta. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela entrevista!
    Adoro conhecer autores nacionais.
    Beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Adoreei a entrevista! Apesar de ser fácil hoje em dia publicar uma obra, em termos financeiros é mesmo um pouco mais complicado, fora a parte de divulgação. O autor é super simpático e desejo todo o sucesso pra ele!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dois pesam o financeiro e divulgação. Obrigada,
      Bjos ♥️

      Excluir
  15. Olá, tudo bem? Muito bacana a entrevista! Não conhecia o autor e nem sua obra, mas fiquei doida para ler o livro e saber mais...

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  16. Muito legal a entrevista com o Guto. Concordo plenamente que as obras que são, digamos, obrigatórias na escola, são muito complexas e isso afasta os adolescentes. Eu, por exemplo, tenho trauma dos clássicos da literatura até hoje por causa disso. Eu queria ler Pedro Bandeira e a escola me obrigava a ler Machado, sabe?
    Acho que criar um leitor é mais importante, temos que incentivar os jovens a ler, mas a ler o que eles gostam, pois incentivo vem primeiro e hábito vem depois. Aí quando eles forem leitores mais maduros procurarão essas leituras mais densas por livre e espontânea vontade!!!

    Enfim, viajei legal! Hahaha

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Seu comentário foi ótimo e concordo com tudo. Nada de obrigação e sim prazer. Bjos ♥️

      Excluir
  17. Olá, Rackel.
    Gostei muito da entrevista. Mesmo amando ler acho que Letras seria minha ultima opção hehe. Gostei bastante de saber que ele indica para os alunos o que eles gostam de ler. Porque tive muitos professores que só indicava os clássicos e eu achava muito chato. E que bela homenagem dele para a amiga.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Os professores que impõe, acaba tirando o prazer. Também achei!! Bjos ♥️

      Excluir
  18. Oie
    Adorei a entrevista e conhecer mais do autor.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Muito interessante! Gostei de saber sobre esse autor, eu não o conhecia.
    http://gemanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi! Não conhecia o autor mas adorei o projeto, assim pude descobrir melhor suas motivações e até conhecer melhor sobre ele. Amei o projeto, espero que possam estar sempre fazendo!
    Beijo, Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  21. Oi, Rackel!
    Que entrevista bacana, o Guto parece muito carismático!
    Fiquei curiosa com o livro dele, com certeza vou atrás de saber mais, principalmente porque gostei muito do Guto ahaha Um professor assim pode mudar a vida de muitos alunos, espero que ele continue incentivando a leitura!
    Beijos
    Vida em Marte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhul!! Com certeza, um professor incentivador de boas ações, causa grandes coisas na vida de um aluno e afinal isso que fica na nossa memória. Bjos ♥️

      Excluir
  22. Olá, tudo bom? Que entrevista legal! Adorei conhecer um pouco do autor, ele parece ser uma pessoa incrível <3 Vou procurar o livor dele para eu ler!

    Beijos
    https://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oie Rackel =)

    Parabéns pela entrevista e pela parceria!
    Não conhecia o autor, mas Letras é algo que ainda cogito em fazer no futuro.
    Gostei de conhecer mais sobre o Guto e o livro dele parece ser bem interessante.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.



    ResponderExcluir
  24. Olá, não conhecia o autor! Gostei bastante da entrevista, bem interessante e estimuladora! O livro dele parece ser bem bacana! <3 parabéns pela parceria.

    beijos,

    Jéssica - pitadadecinemaeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi Rackel,
    Gostei muito da entrevista, não conhecia o autor, por isso foi ainda mais interessante.
    Ótima parceria.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  26. Olá,
    Já conhecia o autor, porém nunca li o livro. Solicitei parceria mas não obtive resposta. Sua entrevista ficou show! Me deu mais vontade de ler.

    Abraços e sucesso para o blog!

    Um Jovem Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Uma hora tenho certeza que ele irá responder. Sucesso pra você e muito obrigada ♥️♥️♥️

      Excluir