11/08/2016

Entrevista e Parceria - Geneceuda Monteiro e Imara Queiroz

"...É TUDO. MUITO. DI-VERSO", DE GENECEUDA MONTEIRO E IMARA QUEIROZ  

Imara & Geneceuda

Oi leitores hoje trago para vocês um livro de poemas-clique "...É tudo. Muito. Di-verso" das autoras paraibanas Geneceuda Monteiro e Imara Queiroz. Confesso que é bem diferente de tudo que já vi, achei a proposta inovadora. Unir o poema com a fotografia. Estou ansiosa para tê-lo em mão. Mas antes preparei umas perguntinhas para conhecê-las melhor.


1. Porque decidiram unir o poema e a fotografia em um mesmo livro ?
(IMARA) Comecei a fotografar em 2011, Geneceuda percebeu que uma das minhas fotos parecia ter sido feita para uma de suas poesias e me lançou o desafio de fazermos um livro combinando as duas coisas, no inicio levei na brincadeira, mas ela começou a mandar as poesias e vi ali a possibilidade de fazer algo diferente. 

(GENECEUDA) No momento em que descobrimos afinidades temáticas entre os meus poemas e as fotos  de Imara Queiroz pensamos em fazer um livro de leitura agradável que pudesse unir palavra e imagem. A ideia foi de oferecer imagens atrativas e poesias inteligentes que se fundissem e dialogassem entre si. E que desse encontro exato da palavra/fotografada, surgissem momentos de reflexão, refazenda e, por que não, de abstração e ternura entre os leitores.

2. Que mensagem desejam passar aos leitores?
(IMARA) Nossa ideia é mostrar beleza de uma forma rápida, no instante, cativar o leitor com uma leitura curta, compatível com a era das redes sociais. O livro tem a beleza do instante, nenhuma foto foi montada, todas feitas no instante do olhar. 

(GENECEUDA) Como o próprio título diz, o livro É tudo.Muito. Di-Verso... pretende passar para o leitor um olhar vário e poético através das fotografias e poemas breves centrados em uma temática diversa. Nossa ideia é que os leitores redescubram o prazer da leitura e o encantamento pelos livros. Que possam se identificar e se apropriar de cada poema como sendo seu, como retrato de algum momento vivido ou de algo ainda por viver.

3. Qual é a sensação de lançar um livro em parceria ? 
(IMARA) Tem sido uma sensação maravilhosa, mas é necessário muita interação e confiança. Na execução do livro tanto tem poesias feitas após ela ver fotos minhas, como fotos feitas após a leitura da poesia, hoje nos dividimos nas ações de divulgação, mas procuramos estar sempre juntas nos eventos maiores, mostrando sempre o trabalho em conjunto.

(GENECEUDA) A sensação é de completude, complementariedade. É aquela sensação que juntos podemos mais. Nosso livro ilustra bem isso é como se fosse corpo e alma. A imagem é o corpo onde habita a alma do poema! Assim, a alma poética se materializa no corpo da imagem.

4. Pretendem escrever mais livros juntas ? Seria do mesmo gênero desse? 
(IMARA) Pretendemos sim, seguindo a mesma linha, Geneceuda é uma ótima parceira e amiga.

(GENECEUDA) Pretendemos sim, inclusive tenho poemas suficientes para outro livro do mesmo gênero, porém este é muito recente, vamos curti-lo muito ainda.

5. De todas as imagens e poemas, qual é o preferido ?
(IMARA) A foto da poesia Estórias da vovó é a preferida, as mãos unidas da minha avó e da minha sobrinha mostram uma diferença de 90 anos, emocionou a todos. No aniversário de um mês da bebê tiramos fotos com ela no colo, mas a minha avó não podia segurá-la, aproximamos as duas e o gesto saiu naturalmente, foi um clique poético, e rápido.

(GENECEUDA) Gosto de todos. Muito suspeito né? Mas como é apenas um o preferido eu indico Zen pelo casamento perfeito entre poema e imagem. De fato, título, imagem e poema se traduzem muito bem.

6. Sempre sonharam em ser escritoras? 
(IMARA) Escrevi um pequeno livro, coisa de criança, mas nunca tive este sonho, foi uma oportunidade que resolvi abraçar e que me trouxe muita felicidade. 

(GENECEUDA) Meu ideal sempre foi escrever. Sempre escrevi desde criança. Aos nove anos escrevi a "Fábula da Felicidade" uma historieta na qual eu defendia a expressão "parece que viu passarinho verde"...Mas de tão bem guardada a perdi. Nunca mostrei a ninguém. O mesmo ocorreu com os poemas. Escrevi muitos, ao longo do tempo, e só agora revelei alguns. Há muitos outros ainda "cozinhando", nunca acho que estão prontos. Tem outro livro a caminho, três capítulos prontos, mas de prosa!

7. Como lidam com críticas e elogios?
(IMARA) Sou médica, cardiologista, sempre tive na fotografia um hobby, fico feliz com os elogios, claro busco evoluir, faço cursos, mas não me abalo com as críticas, fotografia é uma coisa muito pessoal.
  
(GENECEUDA) Felizmente até então as críticas são sempre muito positivas. Até porque nem toda crítica é crítica! Lido bem com elas. Quando pertinentes nos ajudam a crescer, quando não, a gente esquece.

8. O que vocês gostam de ler? Indique uma leitura  
(IMARA) Histórias de mulheres pelo mundo me fascinam, na verdade um livro que me faça chorar, me emocione, entra para os preferidos. Recentemente li Princesa (mais lágrimas para chorar) de Jean Sasson, gostei muito, mas fica mais interessante para quem já leu sua trilogia Princesa, As Filhas da Princesa e Princesa Sultana. A história desta mulher da realeza da Arábia Saudita que defende e ajuda o progresso das mulheres naquele país que tanto as menospreza.
  
(GENECEUDA) Amo Mário Quintana, Fernando Pessoa, Paulo Leminski, Carlos Drumond, Pablo Neruda. Gosto de poemas breves. Uma leitura que indico a todos que pretendem entender o processo poético é "O carteiro e o poeta" de Antonio Shármeta, acho fabuloso.

9. Deixem um recado para quem ainda não conhece o livro e pros seus leitores.  
(IMARA) Nosso livro ...É tudo.Muito. Di-Verso tem uma leitura leve, poesias e fotografias que se completam, feitas num instante especial. Todas as pessoas que conhecem nosso livro se encantam com sua sensibilidade e profundidade, espero que você também tenha uma boa experiência.  

(GENECEUDA) "É tudo.Muito. Di-Verso..." por ser um livro de estilo bastante inovador, de leitura rápida e que cabe em um olhar, possui um projeto gráfico arrojado, que prima pela leveza estética dos poemas e imagens, conferindo qualidade e originalidade ao trabalho. Dessa forma é um presente bacana para dar àquela pessoa muito especial, para ler durante viagens, aeroportos. Está totalmente sintonizado com essa geração das tecnologias da informação e comunicação. Quem o adquirir certamente vai redescobrir o prazer da leitura. É um livro que agrada crianças, jovens, idosos pela ternura contida em cada página.

 

Bate Volta: 


*Uma pessoa: (IMARA) meu pai
(GENECEUDA) Meu marido Flávio José, que sempre sonha junto comigo.
*Fãs: (IMARA) pessoas que me incentivem a fotografar
(GENECEUDA) Amigos
*Dinheiro: (IMARA) que sirva para o bem
(GENECEUDA) Não é tudo
*Filhos: (IMARA) não os tive, mas tenho dois enteados que admiro e respeito muito
(GENECEUDA) Projeto de Deus
*Jovens: (IMARA) espero que estudem mais
(GENECEUDA) Realizadores
*Imara por Imara: Otimista
*Geneceuda por Geneceuda: acredita que tudo é possível. Que os sonhos são pipas, precisamos soltar o carretel da vida, é preciso dar linha para que alcem voo.
*Leitura: (IMARA) para entender os dilemas da vida. Crime e Castigo foi uma leitura especial para mim
(GENECEUDA) ABC da Literatura de Ezra Pound
*Uma frase que te defina: (IMARA) Estudo é o maior bem, ninguém pode tirá-lo, sempre fará você evoluir.
(GENECEUDA) "Para sê grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui" Fernando Pessoa, Odes de Ricardo Reis

Informações adicionais:

Instagram:

Imara - clique aqui 

Geneceuda - clique aqui 

Ig de divulgação do livro - clique aqui

Facebook (fanpage) - clique aqui

Onde comprar: Chiado Editora Livraria Cultura

50 comentários:

  1. Parabéns pela bela entrevista e sucesso para as meninas.
    Beijos
    Ro

    ResponderExcluir
  2. Hummm que bom pude conhecer mais sobre essas autoras lindas paraibanas e seu jeito diferente de fazer literatura, sucesso! Amei o novo layout :) sucesso pra todos vocês!!!

    ResponderExcluir
  3. Que legal a entrevista. Parabéns pela parceria =D

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nossa, adorei o projeto de entrevista, é sempre bom conhecermos mais sobre os nosso autores nacionais e eu não conhecia elas, por isso, fico muito feliz em saber que elas tem feito um grande trabalho.
    Abraço! Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelo carinho de cada comentário!Estamos muito felizes com esta parceria!Espero que gostem de nosso livro!

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Não conhecia o livro, é um projeto incrível.
    Parabéns pela entrevista!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Muito legal encontrar tantos blogs que apoiam escritores nacionais, e mais legal ainda é que os escritores veem nos blogs uma forma de se promover e também ajudar diretamente a promovê-los, é uma ajuda mútua bastante interessante neh, parabéns e sucesso

    Daily of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, isso que é o verdadeiro significado de parceria, ajudar e apoiar. Beijos ♥️

      Excluir
  8. Gostei da entrevista e de conhecer um pouco mais sobre as autoras e seu trabalho. Fotografia com poema me pareceu uma ótima combinação. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Gostei da ideia de unir a palavra com a imagem, parece ser sensível mesmo. Parabéns pela entrevista e sucesso às autoras.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou bem e você ?
      É sim, uma proposta bem diferente. Obrigada, beijos! ♥️

      Excluir
  10. Adoro entrevistas, elas são na verdade uma porta aberta para o leitor conhecer mais sobre esses talentos que existem por aí!
    Beijo
    www.leitorasvorazes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim e ficar mais próximo de seu autor. Bjos! ♥️

      Excluir
  11. Olá,
    Adorei sua entrevista com elas, desejo sucesso a ambas.
    O livro para ser muito interessante.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, sucesso para você também! Bjos ♥️

      Excluir
  12. Eu acredito que poesia e fotografia super combinam, fiquei curiosa para ver uma destas imagens, devem ser lindas!!
    São duas queridas.

    Bj, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que legal, leia-o e depois me conte o que achou. Bjos ♥️

      Excluir
  13. Olá,
    Adorei a entrevista e conhecer mais do trabalho delas.
    Não conhecia o projeto, mas desejo muito sucesso!

    tenha um ótimo final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  14. Adorei a entrevista. Realmente, deve ser uma sensação maravilhosa lançar um livro.
    Adorei o blog e já sigoo. Se puder seguir de volta, agradeço.

    ✯ Instagram ✯♮​✯ Blog Eu Sendo Assim ✯✯ Fan Page ✯

    ResponderExcluir
  15. Que projeto bem legal! Achei bem bacana junção de fotos e poemas.
    Parabéns pela parceria!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Parabéns pela parceria! <3
    Gostei de saber mais sobre elas também. Achei genial a união de fotografia e poesia!
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, estou bem e você ?
      Também achei genial ♥️ Bjos!

      Excluir
  17. Oie,
    ficou bem legal a a entrevista.
    Adorei

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem? A entrevista ficou sensacional, parabéns! Deu para ficar bem curioso para ler o livro das meninas! ^^

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, estou bem e você ? Se ler depois diga o que achou. Bjos ♥️

      Excluir
  19. Olá!
    Adorei a entrevista. Sucesso para as meninas!

    www.donadegato.com
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Gostei bastante da entrevista.
    Muito sucesso para elas.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Achei bem legal a proposta do livro delas, de unir poesia e fotografia. Adorei ainda mais a entrevista.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de agosto. Serão dois vencedores e um deles levará um vale compras!

    ResponderExcluir
  22. Que legal a parceria delas, deve ser muito bom fazer um livro em conjunto. Não conheço a obra, mas pelo que foi falado e pela foto, parece ser um livro lindo :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  23. Adorei conhecer seu blog, já estou seguindo!

    :*

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bem ?
    Interessante a proposta de unir poesia e fotografia. Adorei a entrevista, pois eu não as conhecia.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, estou bem e você ?
      Muito interessante mesmo, obrigada! Beijos ♥️

      Excluir
  25. Adorei a entrevista!

    http://annahandtheblog.blogspot.pt/

    ResponderExcluir