08/08/2016

Entrevista e Parceria com a autora - Rossana Cantarelli Almeida

"Apenas Respire", de Rossana Cantarelli Almeida


Gênero: Romance
Editora: Desfecho
Ano: 2016
Números de páginas: 316
Onde comprar: Livraria Cultura

Instagram

Skoob: clique aqui 



Sinopse:


Isabela Alencar é uma mulher jovem, independente e apaixonada por música. Na adolescência, seu irmão mais velho lhe apresentou às bandas de heavy metal. Após conhecer a banda Dawn Sunless e ser capturada pelo som da guitarra, decidiu estudar o instrumento. Já adulta, morando no Rio de Janeiro e trabalhando na Assessora Jurídica da Marinha, vê sua vida ser marcada por uma tragédia. Decide, então, largar a carreira jurídica e dedicar-se à docência numa faculdade de música do Rio. A partir daí, sempre apoiada pelos amigos Mila e Frederico, Isabela verá sua vida mudar completamente, com a aceitação da Dawn Sunless para sua pesquisa de doutorado. Ela embarca para Nova Iorque para passar três meses no estúdio com a banda. Chegando lá, conhece pessoalmente seu ídolo, o guitarrista Luc Bellucce. Com sinais sutis, tem início um despertar de sentimentos provocados por sensações intensas. Uma paixão que ela jamais pensou em viver novamente. 


Oi leitores, fiz as perguntas e ela respondeu com muito amor pra vocês. Espero que gostem, não esqueçam de deixar seus comentários. Bjos!

 

1. Como surgiu o desejo de ser escritora?
(RCA)  Acho que foi necessidade de sobrevivência (risos). Eu estou numa fase da vida que já tinha feito quase tudo que havia me proposto. Eu tenho uma profissão que satisfaz. Sou casada. Tenho um filho lindo. Tenho estabilidade. Então, chegando aos 40 (não conta para ninguém, rs) eu achei que estava na hora de fazer alguma coisa diferente. E por sugestão do meu marido, decidi escrever, já que sempre fui uma ótima contadora de histórias. Não era para ser uma história publicada. No entanto, pessoas entendidas leram e me incentivara a publicar.

 2. Que mensagem deseja passar com a história ?
(RCA) Que bom que você me fez essa pergunta. É uma história sobre a VIDA. A vida de uma mulher adulta e madura. Não é um conto de fadas. E a vida pode não ser nada do que desejamos que fosse, mas mesmo assim, a gente tem que lidar com os percalços e saber dar a volta por cima, sempre com a cabeça erguida. Conta a história de alguém que erra, mas sempre querendo acertar, ser feliz. Quando somos muito jovens, achamos que tudo que fizemos é o certo, que tudo vai dar certo. Mas nem sempre é assim. Então, traz uma mensagem de sempre tentar ser feliz. Porque é isso que temos que lutar na vida: para sermos felizes.

3. Quando você escreve, se inspira em que para compor os personagens?  (RCA)
Eu já escrevi três livros. Mas somente o Apenas Respire foi publicado. Então, vou falar desse. Eu não tive uma inspiração única. A Isabela foi montada em cima de várias pessoas que conheço e também em mim. Apesar de não ter várias de suas qualidades e ela não ter as minhas, pois acho que sou mais confiante que ela, e ela é mais forte que eu, escrevi sobre alguém muito real.


4. Porque decidiu usar o universo de bandas, fãs e heavy metal para construir o livro?  (RCA) Eu precisava escrever, como disse. Foi uma necessidade física, porque a história começou a se formar na minha cabeça. Parecia um fantasma me rondando o dia e a noite toda. Isso por duas semanas. E eu tinha ido, no ano anterior, ao show da minha banda favorita. O guitarrista dessa banda é o tipo de homem que eu acho interessante. Então, quando decidi escrever, achei que o universo do rock, músicos famosos é uma fantasia feminina. Então, me inspirei na banda Dream Theater e no guitarrista John Petrucci para escrever a história. E rock é uma das minhas paixões. Eu precisava juntar tudo. E dessa mistura toda nasceu o Apenas Respire


5. O que você gosta de ler? Indicaria o que para seus leitores? (RCA)Eu leio bem menos do que gostaria. Quando mais jovem, era devoradora de livros. Hoje leio bem menos. Eu amo Isabel Alende, sempre vou indicá-la. Tudo que ela escreve é perfeito. Ela tem uma capacidade de conseguir colocar em palavras coisas que sempre pensei. Claro que leio outros autores. Também indico Gabriel Garcia Marques, Èrico Veríssimo, Guimarães Rosa, Luiz Inacio de Loyola Brandão.


6. Como você lida com os elogios e críticas ?  (RCA) Está tudo tão no início ainda. O livro só tem 2 meses de vida. Digamos que os elogios me fazem chorar ainda. Porque, como disse, o livro nem era para ser publicado. E tanta gente elogiando que me comove. Com as críticas eu penso antes de responder. Eu aceito super bem uma crítica construtiva, afinal sou uma autora debutante. Já tive várias críticas construtivas e incorporei todas nos meus outros livros. No entanto, eu não gosto quando desrespeitam a história. Porque é uma história bonita, sofrida, mas é a história do livro. É como eu quis escrever. Não gosto quando as pessoas dizem que teriam escrito diferente, que não gostaram porque esperavam outra história. O livro não precisa agradar a todos. Uma blogueira me disse que não gostou do livro porque queria mais assédio por parte dos fãs. Bem, você não pode ler o Apenas Respire pensando que vai ter fãs correndo atrás da banda, assédio, pegação com fãs. Esse não é o foco. Não comece a ler esperando alguma coisa que já tenha lido na sua vida. Tenha a mente aberta. Esse livro precisa de mente muito aberta. 


7. Próximos projetos?  (RCA) O Apenas Respire tem uma continuação que está pronta. Também tenho um outro livro escrito, que tem outra temática. Um quarto infantil sendo feito, a pedido do meu filho de 5 anos. Esse vai ser um desafio, porque ele quer todo rimado (risos). Eu tenho uma coluna no site Rede Sina, chamada "Contos aos Cantos", é quinzenal e escrevo um conto sempre embalado por uma música.

 
8. Deixe um recado para quem ainda não conhece seu livro e pros seus leitores.

(RCA) Eu gosto de temas maduros. O Apenas Respire aborda temas polêmicos, temas adultos. Não é um new adulto. Então, tenham a mente muito aberta. Sem preconceitos. E mais, não é um livro nada clichê. O final eu adoro. Também adoro quando as pessoas me dão feed back. Fiquem a vontade para entrar em contato.Não sei se consigo responder a todos de imediato, mas respondo na medida do possível. Espero que todos apreciem a leitura do livro. Ele foi escrito com muito amor, num momento muito importante da minha vida. Agora, essa história não é mais minha, é de todos vocês.


Bate Volta 


* Uma pessoa: meu marido Marcelo
* Fãs: não tenho
* Dinheiro: preciso
* Filhos: maior amor do mundo
* Jovens: surpreendentes
* Rossana Cantarelli por Rossana Cantarelli: me redescobri
* Leitura: a que me diverte
* Uma frase que te defina:  Sou muito determinada

26 comentários:

  1. Não conhecia essa autora,mais gostei bastante da entrevista.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Preciso do livro dela!!! Hahaha gente que pessoa maravilhosa! Eu amei conhecê-la!
    Beijos ❤
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é maravilhosa mesmo, muito simpática ♥️

      Excluir
  3. Olá,
    Não conhecia a autora, mas gostei bastante da entrevista e do livro dela <3
    Bjs e uma ótima tarde!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  4. Adorei a entrevista, não conhecia a autora mas graças ao seu post eu conheci.
    E essa foto do livro dela é um ❤

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  5. Adorei! Bem legal a entrevista, serviu pra conhecer a autora! E gostei muito do bate e volta!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Adorei, amada. Estou supresa com os comentários. Muito feliz. Sucesso para nossa parceria. Beijos no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom querida! Todos te amaram ♥️♥️♥️ Beijos, amém!!!

      Excluir
  7. Achei a capa do livro bem bacana e a sinopse bem diferente. Não curto heavy metal, mas o enredo como um todo chamou minha atenção.
    A entrevista ficou muito bacana, parabéns. Desejo muito sucesso para a Rossana!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse universo musical nos atrai muito, mesmo não sendo nosso estilo. Obrigada! ♥️

      Excluir
  8. Gostei da entrevista. Tanto pela sinopse do livro quanto pelas palavras da autora nota-se que se trata de uma leitura intensa. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  9. Muito legal essa entrevista. Não conhecia esse livro mas fiquei curiosa pelo fato de não ser clichê.
    Beijos, Aline
    http://versoaleatorio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é bem diferente mesmo, obg ♥️♥️♥️

      Excluir
  10. Oi, tudo bem?
    Adorei a entrevista e fiquei curiosa para saber mais sobre esse livro, vou procurar sobre a autora. E a história parece ser bem interessante.
    Beijos

    https://entre-linhaseparagrafos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou bem e você?
      Entre na rede social, lá poderá saber muito mais ♥️♥️♥️

      Excluir
  11. Ainda não a conhecia, mas gostei bastante da entrevista e do enredo do livro. Com certeza é algo que eu pegaria pra ler sem parar, sabe? Sou dessas haha
    Beijo

    Blog Lua Soares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí hahahaha livro bom é assim, não queremos largar ♥️♥️♥️

      Excluir
  12. Que demais a entrevista !! Amei muito, , ainda não conhecia o livro mas parece ser ótimo !! Vou anotar o nome para por na minha lista de próximas leituras hahaha
    beijosss
    https://wonderbookss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anota sim, depois diz o que achou. Bjos! ♥️

      Excluir
  13. Não conhecia a autora. Adorei a entrevista e o livro parece ser ótimo.

    www.donadegato.com
    Beijos!

    ResponderExcluir